Entre os 13 e os 24 meses, 4 pré-molares, também designados por "primeiros molares", irão completar a dentição do seu bebé. Estes dentes grandes, localizados no fundo da boca, servem para triturar os alimentos. Irão permitir-lhe descobrir a mastigação e desfrutar de novos alimentos.
Adapte as texturas
É importante envolver estes novos dentes desde o seu aparecimento. O seu bebé deve, portanto, mastigar alimentos suficientemente sólidos e resistentes para provocar movimentos de mastigação potentes que vão, por sua vez, contribuir para o desenvolvimento das arcadas dentárias. Por conseguinte, chegou o tempo de parar com os purés demasiado triturados e as texturas demasiado moles.

Arrume a varinha mágica!
Opte por refeições caseiras, as quais têm uma consistência mais interessante do que as refeições pré-cozinhadas. Lembre-se de cozer os legumes deixando-os ligeiramente crocantes. Proponha, por exemplo, batatas esmagadas em vez de puré.
Corte finamente a carne e o fiambre com a faca para que tenham alguma resistência na boca. Lembre-se também de propor verduras ao seu bebé: mastigar uma colher de sopa de cenoura ralada constitui um bom treino para os seus novos pré-molares. Para as sobremesas, use um garfo para preparar as compotas: a sua textura ficará mais contrastante do que com uma varinha mágica. Por último, decore o iogurte com uma pequena porção de fruta fresca cortada em pequenos pedaços.

Deixe-o comer sozinho
Incentive o seu bebé na aprendizagem da mastigação, deixando-o comer sozinho. Ele não é capaz de comer puré de cenoura sozinho. Mas, em contrapartida, agarrar com os dedos pequenos pedaços de cenoura cozida tornar-se-á numa autêntica brincadeira. O crescimento dos pré-molares é um passo em direção à autonomia!