Frequentemente, são chamados de "dentinhos". Os dentistas designam-nos por dentes "temporários", "primários" ou ainda "lácteos". Na linguagem popular, fala-se em "dentes de leite". Mas de onde vem esta expressão?
Cada um tem a sua versão…
A origem da expressão "dente de leite" é debatida. São propostas duas explicações. Existe uma hipótese segundo a qual os dentes são "de leite" porque estão presentes enquanto a mãe amamenta o seu bebé. Segundo outra, deve-se simplesmente ao facto de serem mais brancos do que os dentes definitivos.

Todos têm razão!
Ambas as justificações estão fundamentadas. Relembramos que as erupções dentárias ocorrem, em média, entre o 6.º e o 33.º mês, um período em que o leite e os laticínios constituem uma parte importante da alimentação do bebé.

A segunda hipótese assenta num facto comprovado. De facto, os dentes temporários são mais brancos do que os dentes definitivos devido às suas diferenças anatómicas e fisiológicas. Têm uma coroa com uma cor mais clara, e o seu esmalte mais fino confere-lhes uma impressão de maior brancura.