6.º ao 16.º mês
Designados por dentes do sorriso, os incisivos são os primeiros dentes de leite do seu bebé a nascerem. O nascimento dos dentes incisivos inicia-se, geralmente, por volta dos 6 meses e termina por volta dos 16 meses. Varia de uma criança para outra, mas o seu aparecimento obedece a uma ordem relativamente idêntica para todas.
De entre os 20 dentes de leite que irão nascer, 8 incisivos encontrarão o seu lugar: 2 centrais e 2 laterais no maxilar superior, e a mesma coisa no maxilar inferior. Verá os dentes incisivos centrais inferiores nascer em primeiro lugar.

O papel mais conhecido atribuído aos incisivos é o de agarrar e cortar os alimentos. No momento de fechar a boca, os dentes incisivos superiores unem-se aos do maxilar inferior, ficando em contacto, o que se pode comparar à ação de uma tesoura, quando a criança está perante um alimento que tem de comer.

Estes 8 dentes não desempenham apenas um papel de preensão e de corte dos alimentos. À semelhança dos outros dentes de leite, servem também para sustentar os tecidos ao nível do rosto (nomeadamente, os lábios e as bochechas); definem a estética do rosto do bebé e do seu sorriso. Efetivamente, podemos constatar que, quando os primeiros dentes do bebé já nasceram, o seu rosto muda bastante!
Os incisivos, como os outros dentes, irão igualmente facilitar a pronunciação dos sons.

Estes 8 primeiros dentes permitirão aos outros dentes (caninos, primeiros molares e molares) nascer no seu lugar devido. Os dentes de leite, e, desde logo, os incisivos, vão guiar os dentes definitivos para que cresçam na posição correta.

Por mais pequenos que sejam, não se esqueça de cuidar deles mal apareçam!